BEM VINDO AO NOSSO BLOG
Fale Conosco: (31) 3234-3817

Blog Luna Moda Festa

Lorem ipsum dolor sit amet

O que você deve saber sobre o jantar de formatura?

3 minutos de leitura

O jantar de formatura pode ser um evento que substitui o baile, realizado como um dos pré-eventos comemorativos pela turma ou uma celebração individual. Contudo, algumas pessoas não entendem muito bem o que ele é e quais as suas possibilidades.

É fato que todos os jantares são ideais para reunir os membros da família, inclusive os que não iriam a um baile. A seguir, vamos te contar sobre quais são os principais tipos de jantar de formatura e outros detalhes importantes sobre esse evento. Confira!

Jantar de Formatura Tradicional

O jantar de formatura tradicional é o mais formal e sofisticado. O cardápio deverá ser dividido em três momentos:

1. Entrada

Esse menu costuma servir saladas elaboradas, embutidos, frios, queijos, carpaccios, sopas, pães e torradas acompanhados de molhos, dentre outros aperitivos leves. É interessante que a entrada esteja em harmonia com o prato principal.

2. Prato Principal

O elemento mais importante do prato principal é tradicionalmente a carne, que deverá ser bem escolhida em relação à sua qualidade, diversidade e modo de preparo. Contudo, é interessante que exista também uma opção para veganos.

Além do mais, ele é acompanhado das guarnições, que deverão combinar com cada carne e seu modo de preparo. As massas também são muito requisitadas nesse menu.

3. Sobremesa

Após o prato principal, a sobremesa fecha o ciclo do jantar. Você pode escolher opções mais comuns como sorvete, pudins, mousses, mas também pode ousar com sobremesas mais refinadas, como o tiramisu, cheesecake e o petit gateau.

Além das comidas, é importante pensar em uma cartela de bebidas adequada para o jantar, que combine com o prato principal. Água natural e água com gás não devem faltar! Fora isso, os vinhos, espumantes e sucos são as opções mais interessantes para esse tipo de jantar. Um bom café para fechar a sobremesa também é bem-vindo!

Jantar de Formatura Dançante

O jantar de formatura dançante é um pouco menos formal do que o jantar tradicional. Para além do jantar, ele já é um evento com atrações musicais, homenagens e outras interações. Por envolver outros momentos e, é claro, o espaço para a dança, pode-se ser menos rígido com o cardápio e focar apenas no prato principal. Outros aperitivos e guloseimas podem ser servidos durante a festa.

Tanto no caso do jantar de formatura tradicional quanto no dançante, o traje ideal é passeio completo. É importante organizar esse evento de modo que o horário da ceia permita a participação dos convidados que não ficarão toda a noite, como os parentes mais idosos. No mais, é só aproveitar a festa!

Jantar de formatura no formato de coquetel

O coquetel é mais descontraído do que os outros tipos de jantar de formatura. Sendo assim, o cardápio permite maior liberdade e criatividade. Nesse tipo de jantar os pratos são substituídos por opções diversas ao modo finger foods, em pequenas porções. Tortas, salgados, canapés, frios, comidas em pote e sobremesas diversas são algumas opções.

A liberdade para transitar entre as pessoas e a festa é maior, pois a mesa fica posta para que os convidados se sirvam. Drinks diversos, inclusive não alcoólicos, são uma ótima pedida para acompanhar o jantar de formatura estilo coquetel.

Esses são alguns dos principais tipos de jantar de formatura que poderão ser realizados para abranger todos os convidados mais íntimos! Qual dessas opções você achou mais interessante? Deixe um comentário com a sua opinião!

Comente abaixo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *